segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nossa história dos chás

Uma habilidade em especial, de herança materna (mãe Alfazema), foi passada de geração em geração... O uso dos chás. E nós acabamos cedendo a essa paixão em algum momento da vida... Por prazer, afeição ou necessidade.
Confesso que quando era criança, não gostava de todos os chás que minha mãe me fazia tomar... Claro que alguns deles eram remédios e só agora eu entendo isso. Mas, alguns eu gostava e muito... como o de matte quente, capim cidreira e melissa... que até hoje me lembram as tardes no sítio de Minas...

  
Depois de quebrar alguns paradigmas, comecei a me aventurar em algumas misturas. Ao contrário da Camomila, eu fujo dos tradicionais. Embora o chá de capim Cidreira ou de Melissa, em um dia de chuva, ao lado do fogão a lenha da mamãe Alfazema tenha seu valor...
Misturas inusitadas que eu recomendo:



“Monalisa” (por que não tem como não sorrir) - Uma colher de sopa de flor de hibisco, uma colher de sopa de maçã seca, dois anis estrelado, uma colher de sobremesa de jasmim, duas amêndoas torradas em pedaços.
Infusão com água fervente por cinco minutos. O sabor é doce, marcante e a cor, deliciosamente rosa... Recomendo que seja tomado em uma xícara branca... afinal apreciar com os olhos é fundamental.
“Dia de chuva” (Calmante) - Uma colher sopa de camomila, uma colher sopa de melissa, uma colher sopa de malva e dois anis estrelados.
“Ventania” (Estimulante) - Uma colher sopa de maçã, uma malva, um anis estrelado e uma um pau de canela. 

"Última ceia" (Digestivo) - Uma colher de dente de leão, duas colheres de camomila em flor e 1 colher de semente de erva doce. Fever só 1 minutinho. E bons sonhos!!!
Aproveitem...
Em breve mais dicas de chás

Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade aqui em casa...